Certidões / Pesquisa
Pesquisa de Identificação do Proprietário do Veículo (Acidente de Trânsito)
DESCRIÇÃO:
O cidadão que envolver-se em qualquer tipo de acidente de trânsito e necessitar identificar o proprietário do veículo envolvido na ocorrência, poderá requerer a pesquisa (uma cópia da tela do sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais com os dados cadastrados do proprietário ou do veículo automotor), para acionamento judicial.
ORIENTAÇÕES:
PROTOCOLO DIGITAL:
A pesquisa de identificação do proprietário do veículo, no caso de acidente de trânsito, poderá ser realizada através do Protocolo Digital, sem necessidade de comparecer à unidade de atendimento. Dessa forma, o interessado enviará a documentação digitalizada para o Detran-MG. A análise da solicitação será realizada em até 72 horas, em dias úteis. Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias. Após análise da documentação, será gerado o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento. Confirmado o pagamento, o documento solicitado estará disponível no Protocolo Digital.
Todas as informações do processo serão enviadas para o e-mail cadastrado pelo usuário, sendo assim, é de suma importância mantê-lo atualizado.
ATENDIMENTO PRESENCIAL:
- Compareça à unidade de atendimento do Detran-MG e solicite a emissão da pesquisa de proprietário de veículo;
ATENÇÃO! Para atendimento em alguns municípios, é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE. - O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será entregue. Efetue o pagamento da taxa na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados;
- Com a taxa paga, retorne à unidade de atendimento do Detran-MG para receber o documento.
UNIDADES DE ATENDIMENTO:
- Unidades de Atendimento Integrado (UAI)
Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.
O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.
- Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
Documentos Necessários
Será considerado válido somente documento de identidade conforme a Lei 12.037/2009.
PESSOA FÍSICA
-> Titular:
- Boletim de Ocorrência;
- Documento de identidade atualizado com CPF (original e cópia).
-> Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):
Além dos documentos exigidos para o titular, apresentar também:
- Documento de identidade atualizado com CPF de quem irá retirar o documento (original e cópia);
- Documento de identidade atualizado com CPF do titular (original ou cópia autenticada);
- Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).
-> Procurador:
Além dos documentos exigidos para o titular, apresentar também:
- Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
Procuração simples, quando a solicitação for feita por advogado (original ou cópia autenticada); - Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
- Documento de identidade atualizado com CPF do titular (original ou cópia autenticada).
PESSOA JURÍDICA
-> Titular:
- Documento de identidade atualizado (com CPF);
- Cartão do CNPJ com menos de 90 dias;
- Contrato social (original ou cópia autenticada).
-> Procurador:
Além dos documentos exigidos para o titular, apresentar também:
- Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
Procuração simples, quando a solicitação for feita por advogado (original ou cópia autenticada); - Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
- Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário/Titular (original ou cópia autenticada).
Valor
- R$ 25,18.